sexta-feira, 27 de abril de 2012

Professora reinventa aula de geografia com mapas e pesquisas de campo.


A professora Valéria Rodrigues, de Mirandópolis (SP), pensando em deixar as aulas de geografia mais dinânimas e interessantes para os alunos, resolveu incluir o método de pesquisas de campo e mapas no dia a dia da turma, usando dados e informações da região. 

A aula começa com músicas que falam das temáticas que serão abordadas em sala, depois os alunos confeccionam mapas temáticos e cartazes. Segunda a professora, seu segredo é partir do que os alunos já sabem sobre determinado assunto para ampliar seu repertório cultural. No inicio de cada aula ela levanta dados sobre o que eles sabem e organiza no quadro, para criar um problema e a partir disso iniciar um debate. “Após essa etapa, fazemos um estudo com textos e mapas. Por meio de atividades dirigidas, retomamos o que o grupo abordou inicialmente para validar ou refutar com base na fundamentação teórica”, conta Valéria Rodrigues.

A professora também está produzindo um mapa da cidade para transmitir aos alunos noções sobre localização, orientação e uso do espaço urbano. “Escolhi lecionar Geografia porque é um campo de conhecimento que permite compreender os lugares, olhando ao mesmo tempo para a relação dinâmica que ocorre entre a sociedade e a natureza. Os frutos dessa relação são as contradições que se manifestam no tempo e no espaço”, explica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário