quinta-feira, 5 de maio de 2011

Atividade sobre Identidade

Essa é uma sugestão de atividade para trabalhar o tema Identidade. Cada um diz o que gostaria de ser a partir de uma relação de itens diversos e depois escreve um texto fazendo uma conexão entre eles. Assim cada um pode expressar livremente seus desejos e suas idéias. O texto pode ser trabalhado em forma de imagens, fotos, cartas, poemas e como a imaginação permitir. 
Vejam  exemplos, citados pelos professores integrantes do projeto Escola Interativa:


Se eu fosse... 
1) Um livro: Mulheres de Água
2) Um meio de comunicação:  TV
3) Uma escola: participativa
4) Um país:  Itália (Veneza)
5) Um escritor: Gabriel Chalita
6) Um meio de transporte: moto
7) Um objeto: cama
8) Um lugar:  praia
9) Um programa de TV:  Altas Horas
10) Uma música Entre o céu e o mar de Elba Ramalho


Esse livro fala sobre as mulheres em pleno diálogo com a vida. E o meio de comunicação que escolhi foi a TV porque retrata bastante essa realidade em vários programa.
Em relação a escola participativa é isso que espero de uma escola que todos envolvidos com a educação façam sua parte para que o processo educacional tenha sucesso.
A cidade Veneza na Itália é um sonho de consumo, é uma cidade onde ficaria passeando de barco lendo um bom livro de Gabriel Chalita. É claro e não deixaria de passear de moto para conhecer toda a região e ao final do passeio descansaria em uma ótima cama de frente para uma bela praia assistindo um programa como Altas Horas e ouvindo bem baixinho a música de Elba Ramalho - entre o céu e o mar, para relaxar.
(Professora Verônica Aguiar, coordenadora pedagógica da escola Anfrísio Santiago, em Dias Dávila).


________________________________________________________


Se eu fosse... 
1) Um livro:livro de poesia de Coracoralina
2) Um meio de comunicação:  TV
3) Uma escola:cidadã
4) Um país:Espanha
5) Um escritor:Qualquer um ser escritor já vale a pena
6) Um meio de transporte: moto
7) Um objeto: talvez um anel, ou um brinco, uma caneta, uma rede. Essas são minhas preferências, pode ser qualquer uma delas
8) Um lugar:Uma bela praia
9) Um programa de TV:Itercine, Tela Quente, programação com filmes
10) Uma música: Força Estranha de Caetano Veloso

Já li muitas poesias de Cora Coralina, tenho uma admiração especial por ela, embora não tenha lido um livro de sua autoria. Conheci esta escritora através de um programa na TV. Era uma reportagem que contava a sua história de vida e de superação, aliada ao seu talento com as palavras, descoberto e reconhecido quando já era uma senhora.
Gostaria de uma escola que o tempo todo adotasse práticas cidadãs e adotasse o caminho da transparência, que os alunos desenvolvessem com bastante intensidade o gosto pela leitura e pela escrita e assim produzisse belas poesias. Quem sabe daí saíriam grandes escritores.O exercício da escrita exige muita paciência e imaginação, além do talento e tempo. Escrever um livro é como viajar de moto, tem muita emoção, sentimentos, adrenalina; o vento toca a nossa pele trazendo alegria, medo, coragem tudo ao mesmo tempo. A caneta seria uma espécie de passaporte numa emocionante viagem.
A história se desnrolaria no litoral da Espanha em uma praia belíssima, ora cheia de ondas, ora bem calma e morna, cheia de cantos e recantos. Este livro seria muito lido pelas pessoas, ganharia notoriedade, importância, e até se transformaria em um filme. Numa noite de sábado seria exibido no Intercine, para milhões de telespectadores.
E agora! a música... Ah! Na trilha sonora deste filme teria que fazer parte a música "Força
Estranha" de Caetano Veloso. 
(Professora Clementina Paraguassu, escola Professora Anfrísio Santiago).



Nenhum comentário:

Postar um comentário