quinta-feira, 7 de julho de 2011

Texto para o guia: Escola Normélio Moura da Costa

A entrevista de emprego: autoconhecimento, conhecimento de mundo, psicologia e sucesso.

A Escola Normélio Moura da Costa propõe-se a trabalhar com a entrevista de emprego, que leva o cidadão à mais importante atividade da vida adulta: o trabalho.

O público-alvo divide-se em dois grupos distintos: os alunos de 6º Ano (não se deve aguardar crescer para ter noções básicas de assunto tão importante) e alunos de 9º Ano, que começam a querer independência financeira, ou mesmo percebem a necessidade de ajudar na manutenção da economia familiar.

No entanto, um bom emprego só se consegue com muita competência e conhecimento de si mesmo. È então que a escola deve contribuir, ajudando o aluno no desenvolvimento de competências aparentemente específicas, pois essas competências despertam-se concomitantemente com o despertar de valores sociais perpétuos.

Eu (prof. Marcos) estou trabalhando com as turmas de 9º Ano e a professora Rosana com as turmas de 6º Ano.

Logo na primeira conversa sobre o tema com os alunos de 9º Ano (turno vespertino), houve uma reação muito positiva e a aceitação foi imediata. Levei uma redação, supostamente feita por um candidato à vaga em uma empresa. Os alunos deveriam ler e responder às questões propostas, tais como: Há no texto uma informação, dada pelo candidato, que comprometa sua contratação? O candidato, ao escrever o texto, esqueceu um item solicitado pela empresa? A linguagem com a qual o candidato escreveu o texto está adequada para o fim a que se destina?Sem uma reflexão sobre quem é, o candidato pode responder/desenvolver, favoravelmente, uma redação para emprego? E outras mais.

Após a leitura e resolução das questões, debatemos todas elas, de maneira bem humorada e também conversamos sobre roupas, gestos, postura, controle emocional, linguagem oral, horário, conhecimentos prévios e gerais etc.

Só então houve a divisão em equipes para que pudéssemos realizar as atividades de entrevista de emprego elaboradas por eles, tais como: folder eletrônico, entrevista filmada, entrevista ao vivo (em sala), revista eletrônica etc.

A atividade de folder, a primeira a ser feita, foi executada na própria escola. Os alunos tiraram foto e elaboraram o folder na sala da coordenação, sob a supervisão da coordenadora. Durante muitos dias os alunos “incomodaram” a coordenadora, “invadindo” sua sala no período da manhã ou da tarde, apossando-se de seu computador portátil e ocupando sua sala.

Convencer os alunos a utilizar imagens suas foi a parte mais difícil. Eles queriam mesmo era capturar imagens da WEB. Como eles sairiam nas fotos? Quem sairia? Que cara fazer? Que roupa usar? Como circular pela escola com roupas formais? Qual o melhor ângulo para a foto? Mostrar ou não o rosto?

Esses questionamentos se fizeram presentes na segunda fase do trabalho (a primeira foi a pesquisa na WEB sobre erros a serem evitados em uma entrevista de emprego, perguntas mais freqüentes e muito mais).

A organização do folder não foi problema, há um programa para esse fim. Trabalhamos com o Publisher.

Convencemos os alunos a inserir imagens deles mesmos e o trabalho foi concluído, com sucesso. Mostramos o resultado para as turmas e pronto: de quem será o próximo trabalho?!

Professor Marcos Souza e Coordenadora Jaqueleide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário