terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividade: descrevendo as ações do projeto na escola

Estudantes criam Fanzine sobre Blog da escola
A  Anfrísia Santiago criou um Fanzine como estratégia de mobilização para o Blog da escola, que está sendo reativado. Ele também servirá como espaço para postagem da produção das turmas, que estão estudando fotografia e irão desenvolver um fotoclipe.
 

Nesta etapa em que as escolas iniciam de fato as ações de produção pedimos que relatassem o andamento das atividades até o momento. Veja um resumo dessas ações. (Leia os Relatos na íntegra)

 

Escola: Padre Torrend

Mostra fotográfica Vivendo o Brasil - Estamos na fase inicial do projeto que envolve pesquisa, coleta de dados, tratamento de informações referente a década de 1920, delimitando aspectos culturais (literatura/arte - música). Desejamos realizar as atividades propostas mesmo tendo algumas dificuldades como tempo ( dinâmica do trabalho), recursos e materiais necessários para a execução do projeto. Mesmo assim estamos otimistas apostando na criatividade e na participação efetiva dos alunos.
Durante o processo de produção a equipe considera como aprendizado a inovação/ inserção da tecnologia como ferramenta de trabalho, mudando assim nossa prática educativa, tornando nossas aulas mais prazerosas.

Escola: Laura Folly

Na Escola Laura Folly está em processo o Projeto Rádio: instrumento de cidadania. Foi iniciado com os alunos pesquisas sobre a rádio, observando sobre, tais como: conceito, o formato, conhecendo alguns exemplos, a sua importância, etc. Essa fase é de sensibilização e o que está sendo feito é para que o educando saiba o que é a rádio e sua importância como coadjuvante no processo de cidadania. No período de junho para julho tivemos um recesso e iremos retomar as atividades nesse retorno. Conforme o nosso cronograma a próxima fase irá ser a produção.

Escola: Normélio Moura da Costa

A entrevista de emprego: autoconhecimento, conhecimento de mundo, psicologia e sucesso. A atividade de folder, a primeira a ser feita, foi executada na própria escola. Os alunos tiraram foto e elaboraram o folder na sala da coordenação. Convencer os alunos a utilizar imagens suas foi a parte mais difícil.
Eles queriam mesmo era capturar imagens da WEB. Como eles sairiam nas fotos? Quem sairia? Que cara fazer? Que roupa usar? Como circular pela escola com roupas formais? Qual o melhor ângulo para a foto? Mostrar ou não o rosto?Esses questionamentos se fizeram presentes na segunda fase do trabalho (a primeira foi a pesquisa na WEB sobre erros a serem evitados em uma entrevista de emprego, perguntas mais freqüentes e muito mais).

Escola: Anfrísia Santiago
Ações desenvolvidas: pesquisa sobre a história da fotografia; atividade associando testos escritos a textos imagéticos, de livre escolha do aluno. Estes apresentam músicas, poesias, reportagens, textos próprios (dissertação) frases, textos pedagógicos e literatura de cordel. No início tiveram certa dificuldade para realizar essa atividade. Muitos tiveram que refazer.
Eles também trouxeram algumas imagens de máquinas fotográficas antigas e orientações de como se tirar uma boa fotografia. Trouxe mais ilustrações de máquinas fotográficas das mais antigas às modernas e com as dicas digitei um manual para se tirar uma boa foto com dez "dicas", para eles lerem (técnica).



Nenhum comentário:

Postar um comentário